Metrocard – o passe de metrô e ônibus

0

Metrocard é um cartão plástico com uma tarja magnética, do tamanho de um cartão de crédito, usado para pagar o metrô e o ônibus em NY.

Eles podem ser divididos em dois tipos: os “pagos-por-viagem” e os de uso ilimitado.

Ele pode ser comprado na máquinas e nos guichês de atendimento nas estações de metrô, e em alguns pontos de venda, como delis e bancas de jornais.

Os pagos por viagem são aqueles que o metrocard tem uma determinada quantia em dinheiro e a cada uso a passagem é descontada. Pode ser passado quatro vezes seguidas, quer dizer, quatro pessoas podem usar um mesmo, um atrás do outro, desde que, é claro, tenha o dinheiro ali pra todas elas. Estes cartões são recarregáveis. Quando você passa o cartão pela roleta, ela informa a quantidade de dinheiro restante no cartão.

Os “ilimitados” são válidos por um período de tempo. Eles podem ser diários, semanais ou mensais e, dentro desse período pré-determinado, você pode fazer todas as viagens que quiser. Estes cartões são individuais, ou seja, você não pode passar duas vezes em seguida no mesmo transporte (duas vezes no metrô ou duas vezes no ônibus) num intervalo menor de 18 minutos, para evitar fraude, mas se você estiver fazendo conexão de ônibus e metrô ele funciona. Estime quanto vai usar e veja se vale ou não a pena.

As máquinas de venda de metrocard estão presentes em todas as estações e as informações estão em outros idiomas além do inglês. Elas aceitam cartões de crédito e débito e dinheiro.

As estações tem leitores de metrocard que informam a validade e q quantidade de dinheiro disponíveis no metrocard.

Você pode fazer todas as baldeações de metrô que quiser gratuitamente, desde que não passe por uma roleta. Ou seja, se sair por um roleta, vai ter que pagar mais uma vez pra entrar, mesmo que tenha sido distração ou engano. Você pode sair de um metrô e entrar num ônibus, ou sair de um ônibus e entrar no sistema de metrô de graça, desde que num período de duas horas desde que passou o metrocard na roleta pela primeira vez. Ou seja, com uma tarifa, você alterna ônibus e metrô durante um intervalo de duas horas.